O Projeto de Lei nº 64/2025 foi votado e aprovado em sessão extraordinária, dia 22 de setembro, para que o Executivo nomeie o conjunto habitacional localizado na Chácara São João, à rua João Vieira, 96, com o nome de Olga Nania Piffer.
Falecida no início deste ano, Dona Olga foi primeira-dama do município durante as três gestões do prefeito Carlos Piffer e, com isso, esteve à frente do Fundo Social de Solidariedade, atuando de forma exemplar. “Os que tiveram o privilégio de conviver com ela, destacam a discrição, o entusiasmo e a empatia como as virtudes cardeais de seu espírito empreendedor. Sem holofotes, sem estardalhaço, foi, sobretudo, uma incansável trabalhadora em prol de seus semelhantes, doando cada minuto de seu tempo à família, aos compromissos religiosos e às incontáveis atividades na área assistencial, das quais nunca abriu mão, multiplicando tempo e energia em favor dos menos favorecidos”, justificou o prefeito Carlos Alberto Martins, autor da proposta.
Na presença do filho Carlos Roberto Piffer, que já esteve como presidente da Câmara Municipal de Amparo (1997-2000), do neto Caio, a homenageada teve sua trajetória narrada e destacada pelos vereadores. “É um prazer votar neste projeto. Dona Olga é tudo isso que foi descrito e muito mais. Exemplo de mulher, de dedicação, de estar sempre junto com a população em tudo! Incansável, de uma sabedoria imensa e que tenho muito orgulho de ter sido amiga”, afirmou a vereadora Rosa Montini (União). Também estava presente o ex-prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob.

O presidente, vereador Fernando Garcia (MDB), reforçou que Olga é muito digna de receber esse agraciamento. “Minha referência dela é no Jardim Público, sempre presente naquela área…”. O vereador Carlos Fantini (PL) lembrou que na gestão da família Piffer foi inaugurado o Corpo de Bombeiro de Amparo. “Quatros anos após eu ingressar para os Bombeiros, vim para Amparo. Obrigado por tudo!”, declarou.
Dona Olga foi também colaboradora ativa em instituições da cidade como a Associação das Damas de Caridade de Amparo, Clube de Mães da ASA, Lar Escola Divina Providência e Lar dos Velhos de Amparo. Nascida em 1929, chegou aos 95 anos de dedicação e generosidade aos amparenses. “Denominar o condomínio com seu nome é uma forma de perpetuar a memória de uma cidadã exemplar, que tanto contribuiu para o desenvolvimento humano e social de Amparo. Sua história e seus feitos merecem ser lembrados e valorizados pela comunidade que ela tanto amou e serviu”, diz a justificativa do projeto. O empreendimento habitacional já está concluído e será inaugurado em breve.
Assista à sessão AQUI.