Lar Nova Odessa Prefeitura de Nova Odessa mobiliza escolas, famílias e merendeiras em ação de educação alimentar
Nova Odessa

Prefeitura de Nova Odessa mobiliza escolas, famílias e merendeiras em ação de educação alimentar

WhatsApp Image 2026 05 20 at 12.36.48

Município promove orientações sobre redução de açúcar, consumo de legumes, hidratação e combate ao desperdício em duas unidades de ensino

A Prefeitura de Nova Odessa realizou nos meses de abril e maio um conjunto de ações de Educação Alimentar e Nutricional voltadas não apenas aos alunos, mas também a pais, professores e merendeiras da rede municipal. As atividades foram conduzidas pelo setor de Alimentação Escolar em parceria com a Faculdade de Americana (FAM), nas EMEBs Mercedes Ladeira Brazilino e Prefeito Simão Welsh.

Na EMEB Simão Welsh, foram distribuídos folders informativos aos professores abordando a importância da redução do consumo de açúcar na infância, os impactos do excesso do ingrediente na saúde das crianças e as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ação destacou o papel dos educadores como agentes fundamentais na formação de hábitos alimentares saudáveis.

Na mesma unidade também foi instalado um mural interativo e colorido sobre a importância da hidratação e do consumo adequado de água. Com linguagem visual acessível ao público infantil, o material abordou os benefícios da água para a concentração, disposição, digestão, regulação da temperatura corporal e saúde da pele. O mural foi colocado em local de grande circulação na escola, alcançando alunos, professores e funcionários.

Na EMEB Mercedes Ladeira Brazilino, os pais e responsáveis receberam material educativo sobre a importância do consumo de legumes para o crescimento, imunidade, funcionamento intestinal e prevenção da obesidade infantil. O folder trouxe dicas práticas para incentivar a aceitação desses alimentos no dia a dia das famílias.

Ação com merendeiras
As merendeiras receberam formação específica sobre redução do desperdício de alimentos no ambiente escolar. O material apresentou orientações práticas sobre aproveitamento de alimentos, controle de porcionamento conforme a faixa etária, planejamento da produção e redução de sobras e resto-ingestão. A iniciativa valorizou o papel dessas profissionais no acolhimento dos alunos e na promoção da alimentação saudável, contribuindo para a economia de recursos públicos, sustentabilidade e melhoria da qualidade das refeições.

As ações foram desenvolvidas pelas estagiárias do curso de Nutrição da FAM, Gabriela Moreira de Almeida, Maria Karolainy Natal Freitas e Tatiane Massucheto, sob supervisão das nutricionistas do setor de Alimentação Escolar, Juliana Pissaia Savitsky e Camila Frederico de Oliveira, e das professoras do curso de Nutrição Joseane Nobre e Glenys Mabel.

“Nosso objetivo é fortalecer hábitos saudáveis desde a infância, envolvendo toda a comunidade escolar”, conclui a nutricionista Juliana.

Fonte: Nova Odessa ON

Artigos relacionados

Iron Podcast abre espaço para pré-candidatos da região e inicia série com Gustavo Antoniassi

O cenário político regional começa a se movimentar para as eleições de...

Prefeitura de Nova Odessa realiza treinamento e Central de Atendimento terá expediente suspenso dia 9 de junho

Capacitação integra equipes da área de tributos ao novo sistema municipal. A...

Câmara de Nova Odessa se destaca por gestão fiscal e registra menor custo legislativo da região

Levantamento do Tribunal de Contas aponta que Legislativo novaodessense gasta menos que...

Câmara de Nova Odessa premia profissionais da comunicação

Honraria instituída pelo Legislativo para valorizar a informação de boa qualidade  leva...