Lar Últimas notícias 71% dos brasileiros mudaram seus hábitos de compra em um ano, aponta APAS
Últimas notícias

71% dos brasileiros mudaram seus hábitos de compra em um ano, aponta APAS

Economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz

Pesquisa revela que consumidores priorizam qualidade de vida, saudabilidade e conveniência, com destaque para mercados de bairro e produtos mais nutritivos.

Hábitos de consumo dos brasileiros passam por transformação e impulsionam novo perfil de compra nos supermercados. Segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), realizado em parceria com a empresa de inteligência de mercado Scanntech, 71% dos brasileiros mudaram seus hábitos de compra no último ano. A tendência está fortemente ligada ao maior acesso à informação, valorização da saúde e busca por praticidade.

A pesquisa identificou três grandes prioridades nas novas escolhas dos consumidores: 59% agora preferem produtos saudáveis, 57% fazem compras emergenciais em supermercados de bairro e 35% passaram a optar por itens mais baratos. Os dados mostram que o consumidor deixou de buscar apenas o menor preço: ele quer equilíbrio entre custo, qualidade e bem-estar.

Produtos como leite proteico, iogurtes funcionais, barrinhas e suplementos ganharam mais espaço nas gôndolas, impulsionados por um novo perfil de consumo, mais atento à composição dos alimentos e ao impacto na saúde. A mudança também é sentida no formato das lojas: os mercados de vizinhança se consolidam como protagonistas por sua agilidade e conveniência.

De acordo com Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS, a mudança é estrutural e vai além de modismos passageiros. “Essa é uma tendência estrutural, nós observamos isso nas redes sociais, na internet, na sociedade na totalidade. À medida que esse consumo tem melhorado, as famílias estão tendo maior poder aquisitivo, consequentemente, elas alteram a cesta de produtos. Entre os produtos que passam a ser consumidos, elas passam a alterar da quantidade para qualidade”, afirma.

Para o economista, o setor supermercadista está se adaptando para atender às novas exigências do público. “Cada vez mais o setor supermercadista tem buscado estar mais próximo às famílias, ofertando agilidade e comodidade. Dois perfis de lojas têm se destacado nesse período, os atacarejos e as lojas de proximidade e vizinhança, desde lojas de condomínio até o investimento contínuo em pequenos mercados de proximidade”, destaca o economista.

Os sinais da tendência já são perceptíveis: redes investem em novos formatos, produtos voltados à saudabilidade ganham destaque nas prateleiras e o comportamento do consumidor reflete essa transformação. Com base no estudo, a APAS aponta que o cenário para os próximos meses é de continuidade dessa reestruturação dos hábitos, com oportunidades claras para marcas e varejistas que souberem alinhar conveniência, bem-estar e valor percebido em suas ofertas.

SOBRE A APAS

Com 54 anos de tradição, a APAS (Associação Paulista de Supermercados) representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado.

Artigos relacionados

Região metropolitana de Campinas registra 57.443 admissões em abril, segundo Caged

Levantamento aponta 80.778 admissões na modalidade de trabalho temporário em todo o...

Escola Prof. Bento Pereira da Rocha ganha nova quadra esportiva

500 crianças e adolescentes ganham novas oportunidades de transformar o futuro por...

Falsificação de produtos tem aumento de 27% na Região Metropolitana de Campinas

Em 2024, montante atingiu R$ 49,39 bilhões; pirataria de marcas e produtos...