Um projeto que propõe o estudo e o conhecimento da Constituição Federal em linguagem simples e acessível a jovens estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental está sendo realizado pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Amparo.
Entre as etapas já divulgadas, as escolas do município têm até o dia 30 de junho para manifestarem o interesse em participar da 1ª Olimpíada da Cidadania de Amparo. “É uma competição organizada entre duplas, de perguntas e respostas sobre cidadania e os princípios fundamentais, tendo como base o livro Constituição em Miúdos, editado pelo Senado”, informa o coordenador pedagógico e de projetos da Escola, vereador Rafael Mendes (PT).
O presidente da Câmara, vereador Fernando Garcia (MDB), explica que a Olimpíada da Cidadania é uma das ações planejadas pela Escola do Parlamento, em busca da aproximação da sociedade com o Legislativo. “Temos a obrigação de atuar na formação político-cidadã de nossos munícipes e, poder fazer isso com os jovens estudantes, nos traz uma certeza de que o ensinamento será repassado para novas gerações. Estamos estimulando a participação popular, proporcionando uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade desses jovens, para torná-los mais atuantes em nossa sociedade”, disse.
Após o período de capacitação e treinamento com professores e alunos, a previsão é de que o evento final aconteça em 29 de outubro, no plenário da Câmara Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: escoladoparlamento@camaraamparo.sp.gov.br ou pelo telefone/whatsapp: (19) 3817-9696.