Dentro da programação da Prefeitura Municipal de Amparo alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, aconteceu na noite de 9 de setembro, na sede da Câmara Municipal, o evento ‘Amparo Sem Barreiras’.
Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), o evento teve como destaque a palestra da escritora Raquel Alves, que tem deficiência visual e, em um de seus livros, reúne histórias de pessoas com a mesma deficiência. Também nascida com lábio leporino, ela faz uma apresentação de autoconhecimento, autoestima e autoconfiança como alicerces na construção de pessoas emocionalmente saudáveis e de bem com a vida. “Eu cresci me entendendo como uma criança diferente, não como deficiente, por causa da labiopalatina. Aos 13, fui diagnosticada com glaucoma. Aos 30 anos, mais ou menos, comecei a perder a audição. Com o tempo, a visão foi piorando e não enxerguei mais. Me vi sem conseguir ler, escrever e sem poder andar na rua. Uma mulher que viajava sozinha, dava palestras, administrava obras… agora tinha suas asas cortadas, sem anestesia”, narrou ela, que é arquiteta de formação e filha do ilustre Rubem Alves. “Meu pai tomou a decisão de me ajudar a crescer forte e por meio da literatura”, completou.
O presidente do CMPcD, Sérgio Nardini, agradeceu a todos os presentes, destacando a importância do evento e convidando para as próximas atividades. “É o segundo ano consecutivo que realizamos o Amparo Sem Barreiras, e é um evento muito importante porque é o momento de voz da pessoa com deficiência. A presença dos vereadores também é importante porque é o momento em que vocês, por meio de nossas vozes, podem desenvolver políticas públicas de acordo com a real necessidade”, disse ele, completando: “esse é um evento com pessoas com deficiência, não para elas”.
Estavam presentes o vice-prefeito, Gilberto Piassa, representando o prefeito municipal; o presidente da Câmara, vereador Fernando Garcia (MDB), as vereadoras Karim Oliveira (MDB) e Rosa Montini (União) e os vereadores Diogo Canina (PT) Rafael Mendes (PT).
No próximo dia 16 de setembro, também na Câmara Municipal, haverá mais um encontro, com debates e propostas para o município de Amparo. “Vamos falar da realidade de nosso município e discutir o protagonismo das pessoas com deficiência. Nossa mesa de debate terá representantes dos autistas, surdos, cegos, pessoas com deficiência motora e deficiência intelectual. Espero ver esta Casa cheia”, convidou Sérgio.
Assista à palestra AQUI.





