Lar Cidades Campanha ‘Fevereiro Roxo e Laranja’ da Saúde reforça ações de prevenção e combate ao Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia
Cidades

Campanha ‘Fevereiro Roxo e Laranja’ da Saúde reforça ações de prevenção e combate ao Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia

WhatsApp Image 2024 03 08 at 17.15.36

Durante o mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde inicia a campanha ‘Fevereiro Roxo e Laranja’, que combina duas iniciativas muito importantes que acontecem simultaneamente durante este mês e enfatiza a importância do diagnóstico precoce e tratamento das doenças lúpus, fibromialgia, alzheimer e também leucemia.

A campanha Fevereiro Roxo destaca duas doenças autoimunes (lúpus e fibromialgia) e a doença de Alzheimer que é degenerativa, todas possuem uma característica em comum, que infelizmente é não ter cura descoberta pela ciência. O lúpus causa um distúrbio no organismo que tende a produzir anticorpos em excesso, que por sua vez provocam inflamações em diversos órgãos como rins, articulações, pele e pulmões.

Os sintomas mais comuns apresentados são manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, perda de peso, fraqueza, febre, dores nas articulações, convulsões e anemia. Pessoas com lúpus devem manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição ao sol e realizar exames preventivos periodicamente para saber do estágio da doença no organismo.

Já a fibromialgia provoca dores musculares, em especial nas articulações, assim como dores de cabeça, alterações de humor e fadiga são alguns dos sintomas observados. A prevenção é realizada por meio de hábitos saudáveis, como prática de exercícios físicos, alimentação saudável e acompanhamento psicológico.

A doença de Alzheimer, que também integra o Feveiro Roxo é neurodegenerativa e afeta, geralmente pessoas com mais de 65 anos. Sua evolução acarreta sérios danos, como inabilidade de interagir com o convívio social, perda de memória, dificuldade em executar o raciocínio crítico e alterações de humor. Para ajudar a retardar a doença, é importante manter uma rotina saudável, evitar quedas que levem a possíveis lesões e realizar atividades relacionadas à memória, como jogos, por exemplo.

Acontecendo no mesmo mês, a campanha ‘Fevereiro Laranja’ é sobre a prevenção à leucemia que é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos e possui origem desconhecida. É considerada grave e pode ocorrer em todas as idades. Os sintomas incluem anemia, palpitação, falta de ar e dor de cabeça, entre outros. O destaque à anemia se deve por meio da diminuição dos glóbulos vermelhos.

O diagnóstico precoce é realizado com exames de sangue, principalmente o hemograma e a confirmação do resultado é feita por meio do exame da medula óssea (mielograma). Além de apresentar a doença, a ação tem como um dos principais objetivos reforçar a importância da doação de medula óssea, devido à compatibilidade entre doadores ser tão restrita.

Para mais informações a Secretaria da Saúde atende presencialmente na rua Padre Haroldo, 553, Centro ou então pelo telefone (19) 3492-8200.

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

“Uma Ilha Fora do Mapa” transforma consciência ambiental em aventura musical para crianças em Jaguariúna

Adaptação do livro de Regiane Alves estreia nos palcos com humor, música...

De Kombi, palhaços percorrem o Brasil e chegam a Araras com espetáculo gratuito

A magia do circo itinerante apresenta em Araras no dia 21 de...

LBV abre 120 vagas para atendimento à pessoa idosa em Campinas

Diagnósticos socioterritoriais apontam o processo de envelhecimento populacional como uma das mais...