Lar Santa Barbara D'Oeste Prefeitura intensifica troca de contêineres e tenta normalizar coleta de lixo em Santa Bárbara d’Oeste
Santa Barbara D'Oeste

Prefeitura intensifica troca de contêineres e tenta normalizar coleta de lixo em Santa Bárbara d’Oeste

CONTEINER

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou uma força-tarefa para reestruturar o sistema de coleta de lixo no município, apostando na substituição de contêineres e na ampliação da operação com uma nova empresa responsável pelo serviço. A medida ocorre após dias de acúmulo de resíduos em diversos bairros, situação que gerou reclamações da população e pressão sobre a Administração Municipal.

Desde o início da nova operação, na última segunda-feira, cerca de 150 contêineres já foram substituídos em diferentes regiões da cidade. Os novos equipamentos possuem capacidade de um metro cúbico e são destinados exclusivamente ao descarte de resíduos orgânicos, com a proposta de melhorar a organização e dar mais eficiência à logística da coleta.

A execução do serviço passou a ser responsabilidade da Forty Construções e Engenharia, contratada por meio de processo licitatório. A empresa também implementou uma nova dinâmica operacional, com reforço de frota e ampliação da capacidade de coleta diária.

Segundo a Prefeitura, a distribuição dos contêineres segue critérios técnicos definidos pela Secretaria de Meio Ambiente, priorizando áreas com maior geração de resíduos, especialmente regiões comerciais, sem deixar de atender pontos estratégicos em bairros residenciais.

O secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, afirmou que a iniciativa faz parte de um redesenho completo do serviço. De acordo com ele, além da troca dos equipamentos, a cidade passa a contar com uma estrutura mais moderna e adequada à demanda atual.

Já o prefeito Rafael Piovezan destacou que a prioridade é resolver o passivo acumulado e restabelecer a normalidade da coleta o mais rápido possível. Segundo ele, o novo contrato foi estruturado para oferecer mais eficiência e acompanhar o crescimento do município.

Dados divulgados pela nova operadora apontam que, nesta primeira semana, a média de coleta já atinge cerca de 260 toneladas de resíduos por dia — volume superior ao registrado anteriormente. O aumento tem como objetivo absorver o lixo acumulado antes da transição e acelerar o processo de regularização do serviço.

Apesar das mudanças, a Prefeitura informou que os dias e horários da coleta domiciliar permanecem os mesmos. A orientação é para que a população continue respeitando o cronograma e utilize corretamente os contêineres, destinando apenas resíduos orgânicos devidamente acondicionados.

Fonte: SB24Horas

Artigos relacionados

Iron Podcast abre temporada de entrevistas com pré-candidatos e recebe Gustavo Antoniassi do Dona Maria

As eleições de 2026 já começam a movimentar os bastidores políticos da...

Santa Bárbara abre credenciamento de pareceristas para avaliação de projetos culturais da PNAB

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste abriu nesta semana o processo de...

Festival das Orquídeas de Santa Bárbara já tem expositores definidos para edição de 2026

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste deu mais um passo na organização...