quinta-feira , 5 fevereiro 2026
Lar Política Vereadores de Amparo aprovam moções a grupo carnavalesco, delegado, governador e general do Exército
Política

Vereadores de Amparo aprovam moções a grupo carnavalesco, delegado, governador e general do Exército

02 02 2026 1a Sessao Ordinaria 2026 20

O vereadores de Amparo aprovaram, na primeira sessão ordinária de 2026, três Moções de Aplausos e uma de Pesar.

A Moção nº 01/2026 é de aplausos, congratulações e reconhecimento ao general do Exército, Flavio Marcus Lancia Barbosa, por sua nomeação e posse como ministro do Superior Tribunal Militar (STM). Foi proposta pela vereadora Karim Oliveira (MDB) que justificou: “Ele é amparense e tem uma brilhante e exemplar trajetória de 47 anos de relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. Já comandou unidades estratégicas e contribuiu decisivamente para a formação de quadros do Exército. Piloto civil, observador aéreo, mestre em Operações Militares e doutor em Ciências Militares, o general Lancia reúne sólida formação acadêmica aliada à vasta experiência operacional, e teve seu nome aprovado pelo Senado Federal em novembro último, quando transmitiu o comando logístico do Exército em 4 de dezembro e foi empossado ministro do Superior Tribunal Militar, em 9 de dezembro”.

A Moção nº 02/2026, também de aplausos, é de autoria do vereador Farlin Conrado (MDB) e cumprimenta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pela iniciativa de isentar o pagamento do IPVA para motocicletas com até 180 cilindradas, licenciadas no estado. “São veículos amplamente utilizados pela população de menor renda e por trabalhadores que dependem da motocicleta como meio essencial de locomoção e instrumento de trabalho. Isso representa um alívio financeiro para milhares de cidadãos paulistas, especialmente motoboys, entregadores, trabalhadores autônomos”, argumentou o vereador.

Comemorando os 50 anos de participação no Carnaval e na cultura popular do município de Amparo do Bloco do Xú, o vereador Rafael Mendes (PT) aprovou a Moção nº 04/2026, de aplausos ao grupo. “Em 1976, inicialmente como Turma do Xú, um grupo de jovens estudantes da Escola Estadual Dr. Coriolano Burgos se reunia para celebrar o Carnaval na Associação Esportiva Irapuã. Já no Carnaval de 1977, o grupo realizou sua primeira saída às ruas, marcando o início de uma trajetória que rapidamente ganhou força e reconhecimento popular. Em 1979, o bloco já reunia mais de uma centena de foliões, demonstrando seu crescimento contínuo e sua crescente identificação com a população amparense. Sempre com tema ou enredo próprio para os desfiles, mantendo o humor, a criatividade e a valorização das marchinhas e da cultura popular brasileira”, resumiu Rafael em sua defesa.

Já o presidente da Casa, vereador Fernando Garcia (MDB), externando solidariedade e pesar pelo falecimento do delegado aposentado Itagiba Antônio Vieira Franco, apresentou e aprovou a Moção nº 03/2026. “Que esta Moção seja encaminhada à família enlutada, como reconhecimento e gratidão do povo amparense à memória do Dr. Itagiba, “o melhor em investigações de crimes contra a vida”. Ele se tornou cidadão amparense por meio do Decreto Legislativo nº 345/2006, quando foi valorizada sua trajetória profissional, mas também o amor sincero e permanente que sempre dedicou à cidade”, justificou Fernando. Dr. Itagiba faleceu em 7 de janeiro, na cidade de São Paulo, aos 81 anos de idade. Era natural de Águas de Lindóia/SP.

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

Senador Jader Barbalho é internado em Belém após mal-estar

O senador Jader Barbalho (MDB-PA) foi internado no Hospital Beneficente Portuguesa nesta...

Vereadores amparenses iniciam sessões de 2026 com a presença do prefeito Carlos Alberto

A primeira sessão ordinária de 2026, da 19ª legislatura da Câmara Municipal...

Fábio Kassouf e Valéria Melsone receberão o título de Cidadão Amparense

Durante a primeira sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Amparo,...

Vereadores de Amparo criam Comissão Especial da Dengue para acompanhar ações do Executivo

Durante a primeira sessão ordinária do ano de 2026, dia 2 de...